segunda-feira, 16 de abril de 2018

Aprecie com moderação e um bom charuto!


O Brandy (derivado da palavra brandywine, do holandês brandewijn que significa "vinho ardente") é um termo geral para o vinho destilado, normamente com 40-60% de etanol por volume, normalmente consumido como um drink digestivo (after-dinner). Assim como o vinho, essa bebida pode ser feita a partir da uva, vestígios de uva (pomace) ou sucos de frutas fermentados. Se não for especificado, brandy é feito a partir do vinho da uva. No Brasil, essa bebida ficou conhecida como Conhaque originada palavra francesa cognac, que é um tipo de brandy de uma região específica da França. Por isso não podemos confundir e chamar qualquer brandy de cognac e lembrar que nem todo brandy é feito a partir do vinho da uva!
Conhaque / Brandy sendo servido em sua taça apropriada
História
A origem do brandy está associada ao desenvolvimento do processo de destilação. Bebidas de alta concentração alcóolica ficaram conhecidas na antiga Grécia e Roma, podendo ainda serem voltadas para a antiga Babilônia. O brandy, como é conhecido atualmente, primeiramente apareceu no século XII, ficando mais popular no século XIV.
Inicialmente o vinho era destilado como um modo de preservá-lo e para facilitar o seu transporte pelos mercadores já que esse processo diminuia seu volume. A idéia era adicionar água ao brandy antes de ser consumido para voltar a concentração alcóolica. O que aconteceu foi que descobriram que o processo de armazenar o brandy em barris de madeira resultava em melhoras no sabor e no espírito da bebida. Desse processo foi descoberto também o processo de envelhecimento e variados resultados no uso de diferentes madeiras.
Tipos de Brandy
Existem três tipos primários de brandy. Como foi dito, o termo brandy é genérico e denota grape brandy (ou brandy de uva) se o tipo não for especificado. No Brasil, conhecemos a bebida como conhaque.
Grape Brandy (Brandy / Conhaque)
É o brandy produzido pela destilação da fermentação do suco de uva. Dependendo da origem do brandy recebe-se um nome específico:
American Brandy: origem americana, quase sempre da Califórnia. Marcas populares incluem Christian Brothers, Coronet, E&J, Korbel e Paul Masson.
Armagnac: produzido com as uvas da região de Armagnac no Sudoeste da França nas regiões Gers, Landes e Lot-et-Gordanne. O armagnac é fabricado, exclusivamente, com vinhos brancos, das castas: Folle Blanch, Saint-Emilion, Jurançom e Columbard enxertadas em cepas americanas. Esta bebida tem uma destilação, feita em alambiques próprios, de sistema contínuo (Patent-Still) e regulada de modo a obter-se um produto com graduação alcoólica de 52º. O envelhecimento processa-se em cascos de carvalho, em que a graduação de 52º baixa perto dos 40º.
Brandy de Jerez: é o brandy produzido na área de Jerez localizado na província de Cádiz no sudoeste da Espanha.
Cognac: produzido em Cognac, região específica da França. É duplamente destilado utilizando "pot stills". Marcas famosas de cognac incluem Hine, Martell, Rémy Martin, Hennessy, Ragnaud-Sabourin, Delamain e Courvoisier.
Lourinhã: localizada na região de Estremadura do ocidente português, é umas poucas áreas produtoras de brandy que receberam status como o Cognac e Armagnac.
South African: são brandies feitos quase exatamente como em Cognac, utilizando um processo de dupla destilação em pot stills de cobre seguidos por um envelhecimento em barris de carvalho por pelo menos três anos. Devido a isso, os brandies da África do Sul são de alta qualidade.
Apesar dos acima serem mais conhecidos, o brandy também é produzido em diversos outros países como Portugal, México, Alemanha, Bulgária, Geórgia, Armênia, Moldova e Itália.
Hennessy X.O.: um famoso Cognac
Pomace Brandy
É o brandy fabricado pela fermentação da polpa da uva, e de outros vestígios resultantes das uvas após serem pressionadas para retirar o suco.
Fruit Brandy (Brandy de Frutas)
Brandies de furtas são destilados de outras frutas fermentadas. Maçã, pera, cereja, ameixa, framboesa, amora e damasco são as mais comumente utilizadas. São brandies puros, geralmente tomados gelado ou com gelo. Dependendo da fruta utilizada e do local de fabricação do brandy, pode receber nomes específicos:
Calvados: é um brandy de maçã fabricado na região da Baixa Normandia na França. A maçã é pressionada em sidra, fermentada com fermento e duplamente destilada.
Eau-de-vie: é um termo francês genérico para brandies de frutas.
Pálinka: é um brandy de fruta tradicional para a Hungria. Pode ser feito de qualquer tipo de fruta, como ameixa (szilva), damasco (barack), uva (törköly), pera (vilmoskörte) e cereja (cseresznye). Os menos comuns tipos de pálinka são os feitos com maçã e pêssego.
Kirschwasser: é um brandy feito a partir de cerejas.
Slivovitz: é um brandy feito a partir de ameixa, tradicional na Bulgária, Bosnia e Herzegovina, Servia, República da Macedônia e Croácia.
Slivovice: é um brandy de frutas forte com 52% de concentração alcóolica fabricado com ameixas na Slovakia, nas montanas do Leste da República Checa e na região das montanhas do sul da Polônia.
Tuica (tzuika): é um brandy romeno puro, feito principalmente de ameixa, maçã, pera, damasco, frutas vermelhas, pêssego ou a mistura delas. Como produtores de vinho, Romenia e Moldova tem produção de brandies do estilo cognac, nomeados de vinars ou divin.
Classificação (Rótulos)
O brandy tem um sistema de classificação e ranking que descreve sua qualidade e condição. Esses indicadores são encontrados geralmente próximos ao nome da marca do brandy.
A.C. : envelhecido 2 anos em barril de madeira.
V.S. : "Very Special" ou 3-estrelhas, envelhecido por pelo menos 3 anos em barril de madeira.
V.S.O.P. : "Very Special Old Pale" ou 5-estrelas, envelhecido por pelo menos 5 anos em barril de madeira.
X.O. : "Extra Old", Reserva Napoleon (envelhecido por pelo menos 4 anos) ou Vieille (envelhecido por pelo menos 6 anos)
Vintage: Armazenado em barril até o tempo em que é engarrafado com o seu rótulo mostrando a data da safra (semelhante aos vinhos). Hors D' age: São muito envelhecidos para determinar a idade, apesar que mais de 10 anos é típico, e são geralmente de grande qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprecie com moderação e um bom charuto!

O Brandy (derivado da palavra brandywine, do holandês brandewijn que significa "vinho ardente") é um termo geral para o vinho...